Lançamos neste final de semana o calendário oficial das competições de Powerlifting para 2024. Teremos diversas competições inéditas no estado, como o Reis do Rio. Confira abaixo o que André Jenz, Presidente da Feperj, explicou sobre cada fase do ano:
Teremos três competições principais de powerlifting, sendo uma delas exclusiva para estreantes!
A competição de estreantes visa colocar os atletas que estão iniciando disputando apenas entre si, evitando o cenário de alguém competir com algum “faixa preta” muito experiente, o que intimida.
A parte positiva, é claro, é que contaremos com ajuda em dobro neste evento: atletas experientes estarão dispostos para arbitrar, anilhar, dar o suporte necessário e criar um clima amistoso para quem quer conhecer o nosso esporte. Serão todos bem-vindos!
Teremos um evento de deadlift exclusivo para mulheres, algo único também. É um reconhecimento do enorme crescimento das mulheres no esporte, que estão quebrando recordes atrás de recordes e firmando seu papel também na organização dos eventos e como treinadoras. Vale lembrar que, em 2023, tivemos nosso primeiro desafio no qual o número de mulheres excedeu o de homens – isso aconteceu em Rio das Ostras.
O nosso tradicional estadual, desta vez, será realizado em julho, na nossa tradicional casa: o CEFAN. Como sempre, o apoio da Marinha do Brasil e do CEFAN têm sido fundamentais para a expansão do esporte no nosso Estado.
O carioca será realizado também no segundo semestre, com uma nova modificação: valerá vagas para o nacional da IPF de 2025.
O estadual de supino será realizado no segundo semestre, com local a definir. O Rio de Janeiro tem se mostrado uma força no supino desde o surgimento do esporte aqui, e não é diferente nos últimos anos, temos supinadores cada vez mais fortes chegando.
Por fim, iremos encerrar o ano com dois eventos novos. Um desafio de deadlift em um formato diferente e um novo evento: Reis do Rio 2024 – evento onde apenas os melhores atletas do rio serão convidados a competir. Esse “all-star” do powerlifting carioca será exclusivo para os atletas que atingirem os melhores desempenhos no ano de 2024 e terá uma premiação completamente diferente.